Saídas de campo

EXCURSÃO NAS ILHAS – 04/11 – VAGAS LIMITADAS (30 PESSOAS)

INVESTIMENTO: R$45.

CONFIRMAÇÃO ANTECIPADA/RESERVA ATRAVÉS DO PIX: marujossuporte@gmail.com 

ENVIAR OS COMPROVANTES DE PAGAMENTO (COM 24H DE ANTECEDÊNCIA) POR WHATSAPP: (https://wa.me/5591991518140), IDENTIFICANDO O ASSUNTO.

ROTEIRO:

(4:20h) Saída: Porto Shalom – Endereço: R. Siqueira Mendes, 158/160 – Cidade Velha, Belém

(5:30h) 1ª parada: Ilha dos papagaios – observação da revoada dos papagaios

Seguimos o trajeto embarcados atravessando a Ilha do Combu, navegando ao longo do Rio Guamá, e entrando na Baía de Guajará.

(7:30h) 2ª parada: Ilha das onças – Casa do Celso (Casa criativa – @acasadocelso)

A partir da Casa do Celso, iremos desbravar parte da Ilha das onças com o auxílio de um morador local. A exploração pelo interior da floresta terá duração máxima de três horas (3h). Ao retornar, será possível tomar banho de rio e realizar um brunch regional.

(10:30-11:00) Retorno à Belém (Porto Shalom) 

Recomendações: roupas que protejam todo o corpo e calçados adequados para ambiente de floresta (partes alagadas podem fazer parte da caminhada), repelentes, remédios e primeiros socorros pessoais. Devido a possibilidade de banho de rio, levar roupa extra.

EXCURSÃO PARQUE DO UTINGA – 04/11 – VAGAS LIMITADAS (40 PESSOAS)

INVESTIMENTO: GRATUITO

(6:30h) Ponto de encontro: Entrada do Parque do Utinga (Av. João Paulo II, S/N – Curió-Utinga, Belém – PA, 66610-770)

(16:00h) retorno.

Recomendações: Levar água e um pequeno lanche, usar roupas que protejam todo o corpo e calçados adequados para ambiente de floresta (partes alagadas podem fazer parte da caminhada), repelentes, remédios e primeiros socorros pessoais. Devido a possibilidade de banho de rio, levar roupa extra.

Informações sobre o local: As áreas de restinga no Pará concentram-se no nordeste do estado, apresentando cerca de 598 km de extensão e vai desde a foz do rio Amazonas até a desembocadura do rio Gurupi abrangendo os municípios de Bragança e Augusto Corrêa, que constituem a zona Bragantina, e os municípios de Curuçá, Maracanã, Marapanim, Salinópolis, São Caetano de Odivelas e São João de Pirabas, que formam a zona do Salgado e concentram a maioria das áreas de restinga do estado (Figura 1). Essa região é constituída por grandes pontas separadas por baías alongadas e amplas desembocaduras, apresentando-se profundamente recortada, além de ser margeada por penínsulas e uma série de ilhas estendidas até o oceano (Fonte: https://doi.org/10.1590/S0044-59672014000100005).

EXCURSÃO RESTINGA DO CRISPIM – 04/11 – VAGAS LIMITADAS (40 PESSOAS)

INVESTIMENTO: GRATUITO

(7:00h) Ponto de encontro: Em frente ao Centro de Convenções Benedito Nunes – UFPA 

(12:00h) Segue para almoço na Orla da Praia do Crispim (custeio individual).

(15:00h) Retorno para Belém

(18:00) previsão de chegada em Belém

Recomendações: levar hidratação, lanche, usar roupas que protejam todo o corpo e calçados adequados para o ambiente (partes alagadas podem fazer parte da caminhada), protetor solar, repelentes, remédios e primeiros socorros pessoais. Devido a possibilidade de banho na praia do Crispim, levar roupa extra.

Informações sobre o local: O Parque Estadual do Utinga (PEUt) é uma Unidade de Conservação Estadual criada com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, estimular a realização de pesquisas científicas e, além disso, incentivar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, incluindo o turismo ecológico (Fonte: https://www.parquedoutinga.com.br/